Consulta de vagas do SISU já estão disponíveis, inscrições começam no próximo dia 7

Para quem estava ansioso pela divulgação das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, desde a última quarta-feira (01/07) o MEC autorizou a consulta de vagas através do painel do estudante.

Todos os dados disponíveis sobre as vagas podem ser acompanhados através do site sisu.mec.gov.br, onde ao acessar a página de “vagas” o candidato poderá fazer a pesquisa por município, instituição de ensino ou curso desejado, desde que esteja disponível em sua região.

Neste mesmo dia o MEC também divulgou o período das inscrições para os cursos do Sisu. Quem fez o ENEM poderá fazer o seu cadastro entre os dias 07 e 10 de julho de 2020.

Vagas

Estarão disponíveis nesta edição 51.924 vagas em 57 instituições de ensino superior da rede pública.

Nota de corte

Durante este período de inscrições o sistema do Sisu irá calcular diariamente (1 vez ao dia) a nota de corte para os candidatos. Essa nota define quais candidatos poderão ser selecionados para a próxima etapa.

Ela é calculada conforme o número de vagas disponíveis e o total de candidatos inscritos em tal curso, a famosa concorrência. Os números são atualizados diariamente por conta de que a cada novo dia, a quantidade de candidatos para determinado curso aumenta e as vagas disponíveis permanecem a mesma.

Quanto mais concorrido o curso, maior será a nota de corte.

Sistema

Através da plataforma do aluno é possível ter acesso à classificação parcial, o resultado final e também a lista definitiva de aprovados para determinado curso.

Sisu: Dúvidas frequentes sobre a inscrição.

Inscrições

O candidato interessado deverá acessar o site do Sisu entre o período determinado para as inscrições e utilizar o número e senha de inscrição do ENEM 2019.

Lembrando que a nota da redação não deve ser zero. Não será permitido também a inscrição de candidatos que participaram do Enem como “treineiros”.

Deixe um comentário