Dúvidas sobre notas do Enem e Notas de Corte no Sisu

Muitas dúvidas acabam rodeando aqueles que tentam a inscrição em uma graduação através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. E entre as mais comuns estão relacionadas as Notas do Enem e também sobre a Nota de Corte.

Por isso hoje no Guia Pronatec, nós vamos responder algumas perguntas sobre este tema para que no próximo período de inscrição, você possa estar ciente de todas as exigências básicas na hora de selecionar suas duas opções de cursos.

Notas do Enem

Primeiro vamos falar sobre as notas do Enem:

1. Informações sobre a nota no Sisu

Uma dúvida inicial é sobre a informação das notas do Enem no Sisu. Assim que um candidato coloca no sistema o seu número de inscrição do Enem, que por sinal é o único meio de acesso ao painel do Sisu, a plataforma adiciona automaticamente as notas do Enem neste novo painel.

2. O peso das notas podem variar

Instituições de ensino participantes do Sisu podem adotar medidas diferentes em relação as notas e o curso escolhido pelo aluno. Cursos mais concorridos tendem a ter uma exigência maior de notas e isso varia de universidade para universidade.

Mas não se preocupe, o sistema faz o cálculo automaticamente conforme as exigências da instituição. E isso é apresentado ao candidato através do painel.

Sisu: Dúvidas frequentes sobre a inscrição.

3. As notas do Enem podem variar

Como citamos acima cada instituição conta com um peso diferente para cada curso conforme a nota do Enem. Então é possível que você possa ter notas diferentes nos cursos escolhidos.

Em um pode ser que seja aprovado e em outro pode ser que não. Isso vai depender da instituição.

3. Notas diferentes em um único curso

As instituições podem também adotar critérios diferenciados conforme a escolha do candidato para o modo de participação na seleção do curso. Há opções com bônus, onde uma única nota pode ser apresentada de forma diferente.

Mas um exemplo é em relação a modalidade de ampla concorrência ou ação afirmativa, que é a opção com bônus. Normalmente a nota com bônus tem mais vantagem em determinada seleção.

Notas de corte

As instituições também definem a nota de corte, ou seja, a nota mínima a ser alcançada, para cada curso em específico. Assim o candidato já tem uma noção de para quais vagas pode se candidatar conforme a nota do Enem.

Entre as dúvidas principais sobre esta nota estão:

1. Como é feito o cálculo da nota de corte em cada curso do Sisu?

O Sisu faz os cálculos da nota de corte diariamente durante o período de inscrição. Isso varia conforme no número de inscritos e o número de vagas disponíveis para determinado curso.

Quanto maior o número de inscritos em determinado curso, maior será a nota de corte, ou seja, mais exigente.

2. Classificação parcial

Todo candidato durante o período de inscrição no Sisu pode fazer a consulta do boletim, onde está descrito a classificação parcial do curso selecionado.

Portanto essa classificação é calculada com base nas notas dos candidatos inscritos nesta mesma opção. O ranking varia conforme novos candidatos aderem ao mesmo curso, podendo elevar ou declinar a sua classificação.

Mas esta é apenas uma referência durante o período de inscrição, não sendo exatamente a lista final com os resultados. Somente após o fechamento deste período e a avaliação da instituição, é divulgado a classificação definitiva no boletim de acompanhamento.

Deixe um comentário