Hoje é o último dia para se inscrever no PROUNI 2020

Se você deseja participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2020, esta sexta-feira (17/07) é o último dia para a realização das inscrições.

Os interessados tem até às 23h59 para acessar o site prounialuno.mec.gov.br logar ou criar uma conta GOV.BR e então se cadastrar no programa.

As inscrições para o processo seletivo do 2º semestre do Prouni se iniciaram nesta última terça-feira (14/07), onde já somam mais de 315 mil até a manhã desta sexta-feira.

2º Semestre PROUNI

Para essa edição há 1061 instituições privadas de ensino superior fornecendo ofertas de bolsas através do Prouni.

Serão ofertadas 167.780 bolsas, das quais 107.229 são parciais, ou seja, um desconto na mensalidade que pode variar conforme o curso ou outro quesito, além de 60.551 bolsas integrais.

Matrículas para aprovados no SiSU 2020/2 devem ser feitas até dia 21 de julho.

Vagas integrais

Quem estiver interessado nas vagas integrais que estão sendo ofertadas através do sistema do Prouni, deverá:

  • Ter feito o ENEM 2019 e não ter zerado na redação;
  • Atingir o mínimo de 450 pontos na prova;
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou feito em escola privada, desde que sobre a condição de bolsista integral;

A renda familiar bruta não pode ser maior do que um salário mínimo e meio.

Já para disputar as vagas das bolsas parciais, os critérios são basicamente os mesmos acima, com a exceção de que a renda familiar poderá ser de até três salários mínimos por membro familiar.

Quem já fez algum curso de nível superior não poderá participar da seleção pelo Prouni.

Diferença com o SISU

O SISU apesar de semelhante, conta com diferenças em relação ao Prouni. No SISU o resultado é divulgado em chamada única, já o Prouni é feito em duas chamadas.

A primeira chamada deve ocorrer no dia 21 de julho. A segunda chamada está prevista para ocorrer no próximo dia 04 de agosto.

Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas, poderá se candidatar à lista de espera, que estará disponível no site entre os dias 18 e 20 de agosto de 2020.

O resultado da lista de espera está programado para ser divulgado no próximo dia 24 de agosto.

Documentação

Quem for pré selecionado pelo PROUNI, deverá entrar em contato com a instituição de ensino para que a mesma possa fazer a conferência da veracidade dos documentos e outras informações prestadas pelo candidato.

Deixe um comentário