Como fazer sua Inscrição do Prouni

Conquistar o diploma do ensino superior e ingressar em uma faculdade com ensino de qualidade é um sonho, que nem sempre é acessível para todas as pessoas. O Prouni permite que jovens e adultos de baixa renda consigam bolsas parciais e integrais em universidades participantes do programa.

Descubram neste artigo quais são os passos e critérios para você ter acesso ao ensino superior através das bolsas de estudo Prouni.

O que é Prouni?

O Programa Universidade Para Todos, visa à ampliação do acesso ao ensino superior por jovens e adultos de baixa renda. O Prouni foi criado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) e oferece a diversos brasileiros a oportunidade de conseguir bolsas parciais e integrais em universidades que participem do programa.

Como Funciona o Prouni?

Para participar do Prouni é necessário fazer as inscrições que são divulgadas no site duas vezes por ano assim que começa cada semestre letivo. Para preencher as vagas disponíveis no programa, o candidato deverá atender aos critérios exigidos, como exemplo, a nota do Enem que é a avaliação mais importante utilizada pelo Prouni para que o benefício seja concedido.

Caso o candidato seja selecionado pelo programa, o mesmo poderá ter acesso há duas modalidades: bolsa integral ou bolsa parcial, dependendo da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A inscrição para participar do processo seletivo Prouni, o candidato precisa se inscrever através de uma única etapa oferecida pelo site oficial do programa, de maneira online e gratuita. Para isso, basta selecionar duas opções de curso que deseje participar, na ordem de preferência, ou seja, a primeira e segunda opção.

Após realizar a inscrição para conseguir bolsas de estudos através do programa, basta acompanharem as notas de corte que são atualizadas no site todo dia a partir das 9 horas da manhã.

Se você não atingir a nota de corte para o curso desejado, poderá ir trocando as opções até o prazo final das inscrições para o Prouni.

Quem pode participar do Prouni?

Como em qualquer programa que oferece bolsas de estudo, no Prouni não poderia ser diferente, pois existem alguns critérios que são exigidos para participação do candidato.

A participação no processo seletivo do Prouni está direcionada somente aos cidadãos que se encaixe nos critérios como o perfil de baixa renda, por exemplo.

Para concorrer à bolsa integral ou parcial, o candidato deve atender os seguintes critérios:

 

 

  • Ensino médio concluído em escola pública

 

Os candidatos a bolsas Prouni devem ter estudado e concluído o Ensino Médio em escolas da rede pública ou como bolsista integral no caso de escolas particulares. Se frequentou o ensino médio em rede pública e privada, só poderá realizar a inscrição se o tempo em que estudou na instituição de ensino particular tenha sido através de bolsa integral.

 

  • Deficiências

 

Candidatos que possuam algum tipo de deficiência e que se encaixem o critério socioeconômico de baixa renda, terá que apresentar os dois comprovantes na realização da matrícula.

 

  • Professor de escolas da rede pública

 

O programa garante a participação dos professores de instituições de ensino públicas sem a apresentação do comprovante de renda, mas o candidato professor só poderá concorrer a bolsas, mesmo que parciais ou integrais, nas modalidades de licenciatura (Matemática, Geografia, Letras e outras).

Com a observação de que os professores candidatos ao Prouni devem estar em exercício no magistério, além de fazer parte do quadro de funcionários em escolas públicas.

 

  • Socioeconômico

Além dos requisitos citados acima, o candidato ao Prouni tem que comprovar obrigatoriamente o critério socioeconômico de baixa renda (renda familiar per capita), ou seja, para concorrer a bolsa integral (100%) a renda deverá ser de até 1,5 salário mínimo e nos casos de bolsas parciais (50%) o salário deve ser superior ao valor citado anteriormente e inferior a 3 salários mínimos.

Caso queira calcular a renda per capita de sua família para saber qual tipo de bolsa poderá concorrer, basta somar a renda individual das pessoas que residem em sua casa e depois dividir pela quantidade de moradores. Se o valor for inferior a 3 salários mínimos, você poderá realizar sua inscrição no programa.

 

  • Nota do Enem

 

A nota do Enem é o critério essencial para conseguir o tipo de graduação que deseja, pois o Prouni a utiliza para poder conceder a bolsa ao candidato. Portanto, é exigida uma nota que deverá ser maior que 450 pontos em cada matéria do Enem e não ter zerado a redação, sendo assim, o candidato deverá ter a nota mínima exigida pelo MEC para se candidatar ao programa.


Tipos de bolsas do Prouni

As instituições privadas participantes do Prouni oferecem dois tipos de bolsa: Parcial e integral.

 

  • Bolsa de estudos parcial

 

Essa modalidade oferece ao candidato uma bolsa de 50% em casos de renda familiar per capita, inferior a 3 salários mínimos e superior a 1,5 salário mínimo.

 

Mesmo que você não tenha condições de pagar os outros 50% é possível solicitar um financiamento através do FIES, para conseguir cursar sua graduação.

 

 

  • Bolsa de estudos integral

 

 

O candidato que tiver até 1,5 salário mínimo da renda familiar per capita, tem direito a bolsa integral (100%) até o final do curso escolhido.

 

Para professores da rede de escola publica que desejem participar do Prouni, devem saber que só poderão escolher cursos referentes à licenciatura ou pedagogia através de bolsas parciais ou integrais.

 

Apoio complementar em bolsas parciais Prouni

Alunos que participam do programa Prouni com bolsa parcial e não possuem condições para custear o valor da outra parte da mensalidade, pode solicitar o auxílio do Fies (Financiamento Estudantil) para solicitar o financiamento de parte da sua bolsa de estudos.

 

Para mais informações sobre financiamento parcial através do Fies acesse o site oficial do programa.

Como realizar as inscrições Prouni

A inscrição do Prouni é realizada através de uma única etapa através do site. Acesse o site nos dias que são divulgados pelo edital e realize o cadastro com as informações exigidas pelo programa.

Você irá precisar do número do CPF, número de inscrição no Enem do ano anterior e da senha. Essas informações serão solicitadas no cadastro e necessárias para o preenchimento do questionário de renda.

As instituições participantes do Prouni oferecem aos candidatos o acesso gratuito à internet, para que todos possam participar da seleção e não percam essa oportunidade.

Não tem segredo para realizar a inscrição, pois o processo é muito simples. Fique atento ao cronograma do Prouni que é liberado no site oficial e aplicativo para que o candidato consiga acompanhar os resultados da seleção, e o prazo em que deve ser realizada a pré-matrícula no programa, além da confirmação dos dados que foram disponibilizados na inscrição.

 

Deixe um comentário