Não usar máscara na prova do ENEM em 2021, irá resultar em eliminação

O ENEM 2020 irá ocorrer em 2021 e para intensificar a proteção dos envolvidos nas questões de saúde, quem for flagrado sem máscara do início ao fim das provas, poderá ser eliminado.

Este decreto veio a partir de uma retificação do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Ministério da Educação (MEC).

A publicação está no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31/07). Nela ficou determinado que os candidatos deverão usar máscaras desde a entrada nas salas de prova até a saída, independentemente de ser a prova impressa ou digital.

Os candidatos poderão inclusive levar uma máscara reserva para troca diante dos fiscais.

Também ficou estabelecido o respeito ao distanciamento mínimo entre os candidatos, desde as filas até dentro das salas.

Regras sobre a máscara no ENEM

Na atualização das regras de participação do ENEM, está descrito que a máscara deverá cobrir totalmente o nariz e a boca do participante.

A retirada da máscara só será permitida durante o momento de identificação do estudante.

O edital exemplifica que o manuseio da máscara será feito pelas laterais, sem que a parte protetora seja tocada.

Só não será obrigatório o uso de máscara para pessoas com deficiências (intelectual, sensorial e outras) e autistas que tenham limitações para o uso de forma adequada.

Aqueles que estiverem acompanhando as lactantes, precisam usar máscara o tempo todo.

Contrariando decisão popular, ENEM 2020 será em janeiro de 2021.

Provas do Enem

Para este ano o Exame Nacional contou com a inscrição de 5,8 milhões de candidatos. Deste total, 96 mil estarão realizando a prova digital.

A prova estava marcada inicialmente para novembro, mas por conta da pandemia as datas tiveram que ser alteradas para janeiro e fevereiro.

Já os resultados serão divulgados no mês de março de 2021.

Datas

Ficou estabelecido que as provas impressas serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro. As provas digitais serão nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Para aqueles que sofrerem com problemas de estrutura, a reaplicação das provas será feita nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Todos os resultados estarão disponíveis a partir do dia 29 de março de 2021 através do portal do aluno.

Deixe um comentário