Não é segredo para ninguém que o futuro de uma criança começa em seu ambiente familiar, sendo justamente por este motivo que o Ministério da Educação (MEC) conta com um programa chamado “Conta pra Mim”.
Esse programa faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA), cujo objetivo é promover a Literacia Familiar.
A aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita começa em casa, através da convivência entre pais e filhos.
Com o “Conta pra Mim” os pais terão acesso a um conjunto de materiais com orientações às famílias, contando com um guia e uma série de vídeos.
O guia pode ser acessado através do seguinte endereço eletrônico:
Este guia está em formato PDF e conta com 72 páginas.
Os vídeos estão na página:
Até o momento há 40 vídeos com diversos temas bem especiais.
Todo o material é disponibilizado de forma gratuita. Não é preciso nem realizar uma inscrição.
Literacia Familiar
No PDF e nos vídeos do programa a Secretaria de Alfabetização irá ensinar os pais sobre os conceitos e práticas de Literacia Familia.
Os pais e mães irão encontrar diversas explicações acessíveis e como colocá-las no dia a dia da educação dos pequenos. Entre os principais objetivos está ler em voz alta para as crianças.
Além de fomentar o hábito de leitura, tanto para os pais como para os filhos, que crescem sobre este ambiente favorável à educação.
Diversos estudos mostram que as ações no seio familiar são muito importantes para o sucesso escolar do que nível escolar familiar ou até mesmo a classe social.
Programas de Literacia Familiar existem em diversos países, sempre com o objetivo de auxiliar as crianças a adquirir habilidades básicas necessárias para um aprendizado futuro.
A Literacia Familiar nada mais é do que um conjunto de práticas e experiências com a leitura, linguagem oral e escrita. Pais e responsáveis interagem, conversam e leem em voz alta para estimular o desenvolvimento através de estratégias simples e divertidas.
É composto por quatro habilidades fundamentais:
- Falar;
- Ler;
- Ouvir;
- E escrever.