Programa CUCo 2020 USP, inscrições seguem abertas

Quem já ouviu falar na Competição USP de Conhecimentos (CUCo) e gostaria de participar este ano, terá a chance de efetuar a inscrição até as 22h do próximo dia 24 de julho de 2020.

As provas online da primeira fase serão realizadas entre os dias 10 e 14 de agosto de 2020.

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado para os estudantes do ensino médio que fazem parte da rede pública do Estado de São Paulo. É um sistema de incentivo para ingresso nos cursos de graduação da USP.

Ele também tem a finalidade de auxiliar na melhora do desempenho nas disciplinas existentes em processos seletivos para acessar o ensino superior, como por exemplo o ENEM ou vestibulares.

Os alunos inscritos irão competir com estudantes de sua própria escola. Além da melhora na educação o melhor aluno de cada ano do ensino médio em cada escola do estado, será premiado.

Programa Aprendere: Formação e Capacitação em Curitiba.

Benefícios

Quem ficar com o melhor desempenho irá receber benefícios como visitas à Universidade, certificados da USP, vagas através de bolsas de pré iniciação científicas e muitas outras.

Quem for bem e estiver no terceiro ano do ensino médio, irá receber como bônus a isenção da taxa do vestibular da Fuvest que da acesso a Universidade de São Paulo (USP).

Além dos alunos, as próprias escolas e professores também irão receber incentivos para participar do programa com seus alunos.

Quem pode participar do programa CUCo?

Alunos que fazem parte do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo poderão participar do programa. Isso inclui também Institutos Federais, ETECs e outras escolas da rede pública.

Como fazer a inscrição no CUCo?

Para fazer a inscrição acesse:

Então será necessário que o estudante informe o seu número de CPF e preencha outros dados pessoais como nome, endereço, idade e outros.

Assim que a inscrição for finalizada, basta aguardar o prazo das provas para poder acessar novamente o painel e realizar as provas.

Provas

As primeiras provas este ano devem ocorrer entre os dias 10 a 14 de agosto de 2020.

A primeira fase é feita online e conta com 18 testes de múltipla escolha abrangendo matérias como:

  • Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • E Língua Portuguesa.

Então todos aqueles que conseguirem bons resultados nesta primeira etapa, passam para a segunda fase que deve ser executada presencialmente.

Na prova presencial o candidato terá que responder 45 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Matemática, 15 de Língua Portuguesa, 10 de Ciências da Natureza e 5 de Ciências Humanas.

A prova não será na USP, será na escola onde o estudante está atualmente matriculado.

Deixe um comentário