Programa de refinanciamento de dívidas do Fies

Nesta quinta-feira (18/06) a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que prevê a suspensão dos pagamentos referentes ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) até o próximo dia 31 de dezembro de 2020.

Neste mesmo projeto também está a criação do Programa de Refinanciamento de Dívidas do Fies.

Nele todo estudante que estiver com parcelas em atraso até a data da publicação da lei, que ainda deve ser outorgada pelo presidente da república. Poderá optar por fazer parte do Programa Especial de Regularização do Fies.

Diploma Digital: Conheça o projeto do MEC!

Novidades no parcelamento do FIES

De acordo com o texto, os alunos poderão optar por:

  • Parcelamento em até 145 parcelas mensais e sucessivas, com datas de vencimento para a partir de janeiro de 2021. Nesta modalidade haverá uma redução de 40% dos encargos moratórios;
  • Será possível escolher também a modalidade de parcelamento de até 175 parcelas mensais e sucessivas no financiamento, com datas de vencimento a partir de janeiro de 2021, contendo uma redução de 25% em relação aos encargos moratórios.

Mínimo de parcelas

Agora para quem quiser optar por um refinanciamento com menor número de parcelas, este texto permite que o aluno:

  • Faça uma liquidação integral dos valores até o próximo dia 31 de dezembro de 2020, com parcela única e uma redução de 100% dos encargos moratórios;
  • Ou optar também por uma liquidação em quatro parcelas semestrais até o dia 31 de dezembro de 2022 ou até 24 parcelas mensais. Nesta modalidade haverá uma redução de 60% nos juros e multas (encargos moratórios).

Essas são as possibilidades de refinanciamento com o menor período diante da situação atual do país.

Fies

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), foi criado para atender uma demanda de estudantes de graduação que sejam de baixa renda e que consigam bolsas em universidades particulares.

Portanto a parceria ocorre entre instituições privadas e o governo federal.

Confira o site oficial do FIES.

Deixe um comentário