Sistema S: MEC prorroga EAD até dezembro

Em decorrência do isolamento social, o Ministério da Educação através de um normativo publicado na Portaria nº 617 do Diário Oficial da União, prorroga atividades não presenciais em cursos técnicos do Sistema S até o fim do ano.

O Sistema S abrange as instituições do Sesc, Sesi, Senai, Senac, entre outros. Além dessas escolas, cursos técnicos da Rede Federal de Ensino também poderão prorrogar as atividades EAD.

Além dos alunos que já fazem os cursos técnicos, as instituições podem seguir oferecendo aulas para novos estudantes desta forma.

A publicação determina que o ensino de maneira remota pode ser prorrogado até dia 31 de dezembro de 2020.

Inclusão de estágio

Além das aulas a distância, as novidades desta nova publicação também diz respeito à inclusão de estágio e de atividades de laboratório, que poderão ser oferecidos de maneira remota.

Mas será preciso que eles sigam critérios e condições pré estabelecidos no normativo, preservando o direito dos estudantes de aprender como se estivessem presencialmente.

SENAR: Curso gratuito para Cultivo e Produção de Grãos.

Fim das aulas EAD

Muitos cursos técnicos devem continuar sendo oferecidos na modalidade Ensino à Distância mesmo após o fim da pandemia, mas a grande maioria, por necessitar de conhecimento prático, deve voltar apenas para o presencial.

A data de retorno no Sistema S e instituições federais irá depender das normativas dos órgãos de saúde.

É possível que dependendo de como a situação do país esteja em dezembro, que a normativa seja prorrogada para 2021.

Isso irá garantir que além da segurança na área de saúde pública, as instituições de ensino poderão planejar melhor suas atividades pedagógicas.

Deixe um comentário