Sisu: Dúvidas frequentes sobre a inscrição

O Sistema de Seleção Unificada não é novidade para aqueles que desejam ingressar em uma graduação utilizando a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Mas uma dúvida muito comum está relacionada ao momento da inscrição. Por isso hoje no Guia nós vamos falar sobre as principais questões durante o cadastro no programa

Principais dúvidas sobre o Sisu durante a inscrição

O Sisu vem todos os anos beneficiando milhares de alunos que desejam realizar uma graduação. Mas durante a inscrição algumas dúvidas bem comuns são:

1. Quem tem direito ao Sisu?

Todos aqueles que realizaram o Enem e tiveram uma nota maior do que zero na redação podem fazer parte do Sisu. Mas existem restrições conforme o item 3 do edital oficial do Enem.

Também fica a critério da universidade adotar ou não nota mínima para permitir o cadastro em determinados cursos ou todos eles.

Mas o próprio sistema do Sisu informa quando o candidato não tem nota suficiente (objetivas) para se candidatar a uma vaga do curso desejado.

Programa de refinanciamento de dívidas do Fies.

2. Já fiz a inscrição no Sisu no último ano, posso me inscrever novamente?

Sim. Desde que tenha feito o Enem do ano anterior, a inscrição é permitida novamente, a menos que já esteja estudando.

Todo candidato ao Sisu não pode ocupar duas vagas simultâneas em instituições públicas, conforme a Lei nº 1089, de 11 de novembro de 2009.

3. Onde e como devo fazer a inscrição do Sisu?

A inscrição do Sisu deve ser feita exclusivamente através de seu site oficial:

Quando o período de inscrições for aberto, o aluno terá acesso a um painel de cadastro onde deverá inserir o seu número de inscrição e senha do Enem referente ao ano anterior.

4. Preciso pagar para se inscrever no Sisu?

O Sisu não cobra nenhuma taxa do aluno. Mas a única exigência é ter feito o Enem, onde este sim tem a sua taxa para participação.

5. Documentos para se inscrever no Sisu

Como o Sisu depende do cadastro do Enem para ser efetivado, todos os documentos migram automaticamente. O único requisito é o número de inscrição e senha do cadastro do Enem.

Mas lembre-se de que para a efetivação da matrícula, cada instituição exige uma documentação diferente. Portanto essa sim deve ser enviada no sistema em caso de aprovação.

6. Quero imprimir meu comprovante de inscrição, tem como?

Sim. Todo candidato se achar necessário e mais seguro pode fazer a impressão da conclusão de inscrição e guarda-lo para eventuais consultas.

Você pode fazer essa impressão através do Ctrl+P ou clicando no ícone de impressora no fim do cadastro.

7. Posso fazer alterações nas informações de inscrição?

Depois de concluir a inscrição é possível fazer alterações, mas elas devem ser feitas durante o período de inscrição. Assim a última que foi feita antes do prazo encerrar, será a válida.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Deixe um comentário